Trabalho farmacognosia
Câmpus Palmas- PR
TRABALHO DE FARMACOGNOSIA
Acadêmicos: José Claudio Chechi
Mariana Ferri Andretta
Marjorie Vivan
Professor: Camila Garcia Salvador Sanches
Disciplina: Farmacognosia.
Curso: Farmácia 5º período.
Palmas-PR
01/07/2015
Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS
OBJETIVOS
1. Incorporar e implementar a PNPIC no SUS, na perspectiva da prevenção de agravos e da promoção e recuperação da saúde, com ênfase na atenção básica, voltada para o cuidado continuado, humanizado e integral em saúde.
2. Contribuir ao aumento da resolubilidade do Sistema e ampliação do acesso à PNPIC, garantindo qualidade, eficácia, eficiência e segurança no uso.
3. Promover a racionalização das ações de saúde, estimulando alternativas inovadoras e socialmente contributivas ao desenvolvimento sustentável de comunidades.
4. Estimular as ações referentes ao controle/participação social, promovendo o envolvimento responsável e continuado dos usuários, gestores e trabalhadores nas diferentes instâncias de efetivação das políticas de saúde.
IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES
1. Na Medicina Tradicional Chinesa-Acupuntura (MTCA)
Diretriz MTCA 1
Estruturação e fortalecimento da atenção em MTC-Acupuntura no SUS, com incentivo à inserção da MTC-Acupuntura em todos os níveis do sistema com ênfase na atenção básica.
Diretriz MTCA 2
Desenvolvimento de estratégias de qualificação em MTC/ Acupuntura para profissionais no SUS, consoante aos princípios e diretrizes para a Educação Permanente no SUS.
Diretriz MTCA 3
Divulgação e informação dos conhecimentos básicos da MTC/ Acupuntura para usuários, profissionais de saúde e gestores do SUS.
Diretriz MTCA 4
Garantia do acesso aos insumos estratégicos para MTC/ Acupuntura na perspectiva da garantia da qualidade e seguranças das ações.
Diretriz MTCA 5
Desenvolvimento de ações de acompanhamento e avaliação para MTC/Acupuntura.
Diretriz