PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS
O artigo 3º mostra quais são os objetivos fundamentais do Brasil, são itens que fariam toda a diferença em nosso país se fossem cumpridos, pois isso é a base para o país ser um lugar bom para viver, ao invés disso a maioria das pessoas sobrevivem, principalmente porque a pobreza nunca foi erradicada e a desigualdade social é enorme. E falando de preconceitos um exemplo de preconceito é a quota racial nas universidades, é contraditório pois diz “sem preconceitos”, mas essa lei de quotas raciais promove uma discriminação e discussão em relação aos brancos, negros e índios. Não importa a cor ou raça do indivíduo, a chance tende ser a mesma para todos.
O artigo 4º diz a respeito das relações internacionais querendo que haja integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina.
DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
O Artigo 5º São 78 incisos que falam sobre os direitos fundamentais que são a vida, liberdade, igualdade, segurança, e propriedade para todos, mesmo os que não são brasileiros natos.
Do inciso 1º ao 5º basicamente diz que temos todos direitos e deveres iguais, que não somos obrigados a fazer nada salvo obrigação por lei, não podemos ser torturados e ser tratados de forma desumana, podemos expressar nosso pensamento, temos direito de resposta e temos direito a indenização por dano material, moral e de imagem. No que diz respeito a tortura existem muitos casos de pessoas que são torturadas por policiais, as vezes em busca de uma confissão do crime ou as vezes, porque estava na hora errada no local errado, a tortura é uma coisa horrível, porém penso que alguns policiais ao prender um meliante, dá uma boa surra nele porque sabe que a Constituição Federal deixa muitas brechas para esse mesmo indivíduo ter liberdade e cometer outro crime.
Do inciso 6º ao 9º refere-se a crenças religiosas e a expressão da atividade intelectual, artística, cientifica e de comunicação, temos liberdade de consciência e de