Principais métodos de ensino
“As teorias que enfatizam o desenvolvimento cognitivo/mental não se dissociam da educação, já que o indivíduo começa o processo de aprendizagem quando nasce e não só na escola”, informa Andréia Oliveira, pedagoga e gerente de projetos da empresa de consultoria e assessoria educacional BESF - Brasil Educação Sem Fronteiras.
Vale destacar que as teorias dão origem aos métodos. No entanto, outros métodos podem surgir da experimentação, observação, da prática no ensino, sem necessariamente estarem diretamente associadas a um estudo mais profundo sobre o desenvolvimento humano. Listo as principais teorias e métodos a seguir.
Teorias
Construtivismo
O filósofo suíço Jean Piaget (1896-1980) acreditava que o conhecimento era construído a partir da interação do sujeito com o objeto e o meio, de acordo com a consolidação das estruturas do pensamento, da maturação em estágios e fases definidas por Piaget.
Aplicação: Uma escola construtivista valoriza aulas práticas, experiências, vivência, trabalha a relação da criança com a família, comunidade e escola. Acompanha continuamente o desempenho da criança respeitando suas fases, já que a maturação e estruturação do pensamento se dão em períodos diferentes e sequenciais.
Construtivismo/estruturalismo de Jean Piaget
- TEORIA
O filósofo Jean Piaget (1896-1980) estudou os modos com que a criança entende o mundo espontaneamente por assimilação -organizando os dados do exterior de uma maneira própria- e por acomodação, isto é, "deformando" essa organização para poder compreender a realidade.
Para Piaget, a inteligência lógica tem um mecanismo auto-regulador evolutivo. Certas noções, como