A Missão
1) Porque a Missão se tornou uma questão problemática?
2) O que significa “conversão antropológica”? Explique as etapas.
3) Explique a “experiência antropológica” do personagem quando os índios cortam o símbolo do arrependimento.
4) Quais os motivos de fundo que levaram Rodrigo a retomar as armas e Gabriel a recusa-las?
5) Explicite a “experiência de morte” do bispo.
6) O que você faria se estivesse na Missão? Fundamente sua posição.
7) Porque só os índios poderiam cortar a corda?
Respostas:
1) O Estado tinha a intenção de escravizar os índios, usando-os como mercadoria, para isso começaram a interferir nos assuntos da Igreja, prejudicando o trabalho da Missão, que tinha o desejo de catequizar e respeitar os índios.
2) É a transformação de uma pessoa, devido a sua experiências com outras pessoas, por exemplo, Rodrigo é um rude caçador de índios, mas, no decorrer do filme, ele acaba tendo que ir para uma missão e, com isso, ele passa a enxergar aquele povo com outros olhos, mudando seu caráter.
3) Rodrigo se sente culpado por já ter caçado índios um dia, então quando o símbolo do arrependimento o personagem passa por uma “conversão antropológica”, ou seja, ele se arrepende dos seus erros e se empenha para ser uma pessoa melhor a partir daquele momento, seguir em frente, agora, ajudando aquela população.
4) Gabriel achava que se aquela luta estava acontecendo era por vontade de Deus, sendo assim, não havia necessidade de usar força bruta para combater algo que já estava predestinado a acontecer. Entretanto, Rodrigo sentia vontade de combater de frente, contra atacar, utilizando força bruta para defender a todos.
5) O Bispo foi morrendo, pois viu que não conseguiu solucionar os problemas da missão.
6) Eu tentaria aprender mais com eles do que eles comigo, durante o filme ocorre uma forte aculturação dos índios, o que não acho certo. Manteria o mais intacto o possível seus valores e espiritualidades.
7) Pois somente os índios