Titulos de credito
TITULOS DE CRÉDITO
Trabalho apresentado ao 1º período do curso de Ciências Contábeis, do Instituto Federal do Paraná orientação do professor Jamur Adur
palmas
2013
instituto federal do paraná
Guilherme Angélico
TITULOS DE CRÉDITO
PALMAS
2013
Sumário
Sumário
1 Introdução
O uso do crédito em um sentido amplo é tão antigo quanto a sociedade organizacional. A utilização do crédito somente se tornou universal após a revolução industrial no século XX quando a tecnologia da produção, distribuição e consumo adquiriu uma enorme complexidade.
O desenvolvimento da indústria e do comércio depende de financiamentos que, muitas vezes, não podem ser prontamente atendidos. O crédito desempenha importante missão no sentido de proporcionar as condições necessárias para que se efetive essa evolução.
O aparecimento dos títulos de crédito e a possibilidade de circulação fácil dos direitos neles incorporados, o mundo, na verdade, ganhou um dos mais decisivos instrumentos para o desenvolvimento e o progresso.
2 Título de crédito
De acordo com definição pacificamente aceita pela doutrina, o documento necessário para o exercício de direito, literal e autônomo, nele mencionado.
Os elementos indispensáveis e que guardam a noção de crédito são derivados da noção de confiança e tempo. A confiança se faz necessária pois o crédito se assegura numa promessa de pagamento, que, ao mesmo tempo, deve trazer também entre credor e devedor uma relação de confiança para que se celebre a correta atribuição de direitos. É fundamental ainda a temporalidade, visto que conclui-se que o sentido do crédito é exatamente o pagamento futuro combinado, pois se fosse à vista, perderia a ideia de utilização para devolução posterior.
O título de crédito ainda estabelece seguridade e confiabilidade, que o torna capaz de atender os interesses da coletividade através do