MEEF
ESEFFEGO - UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE GOIÂNIA
QUAIS OS LIMITES DA TENDÊNCIA CRÍTICA SUPERADORA NA INICIAÇÃO ESPORTIVA?
Sobre o método
Com esse tópico pretendemos desenvolver a idéia sobre os métodos de ensino trazendo algumas definições e dialogando com alguns autores. E bastante comum ter varias definições de método, mas segundo Nércia “método etimologicamente quer dizer caminho para se chegar a um fim”(1968 p.12), e ainda com as definições de Imídio Nércia método de ensino é:
O conjunto de momentos e técnicas logicamente coordenados, tendo em vista dirigir a aprendizagem do educando para determinados objetivos. O método é que dá sentido de unidade a todos os passos do ensino e aprendizagem, principalmente à apresentação da matéria.
Já Para José Carlos Libâneo método de ensino:
Implica ver o objeto de estudo nas suas propriedades e nas suas relações com outros objetos e fenômenos e sob vários ângulos, especialmente na sua implicação com a pratica social. Método de ensino expressa a relação conteúdo-método, no sentido de que tem como base um conteúdo determinado ( um fato, um processo, uma teoria).
Os métodos de ensino são importantes no processo de ensino aprendizagem tanto para o professor quanto para o aluno, que a partir da escolha do método para ser utilizado em sala de aula, vai ser determinante para a forma em que o aluno vai desenvolver o seu conhecimento.
Em nível de educação em geral as classificações dos métodos de ensino de Jose Carlos Libâneo são as mais utilizadas e ele utiliza como critério classificatório dos métodos a relação que existe entre ensino e aprendizagem, concretizada pelas atividades do professor e alunos no processo de ensino. De acordo com esse critério, “o eixo do processo de ensino é a relação entre o aluno e a matéria. Os métodos de ensino consistem na mediação escolar dos alunos para a assimilação da matéria” (Libâneo p.160)
Sendo assim os cinco métodos classificados por