Métodos de ensino utilizados nas academias da grande Goiânia
Jessica Cristina dos Santos
Universidade Estadual de Goiás – ESEFFEGO
RESUMO: Este artigo tem como objetivo fazer o levantamento e a análise dos métodos utilizados pelos professores de academias da grande Goiânia. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo pelos alunos do 5º período matutino do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás (UEG) UnU – Goiânia. A análise dos dados nos permitiu compreender que alguns professores e/ou pesquisadores possuem dificuldade em definir e/ou analisar métodos.
INTRODUÇÃO
O presente estudo trata-se de uma pesquisa de campo realizada dentro da disciplina de Metodologia do Ensino da Educação Física (MEEF). Ela possui um caráter coletivo, pois foi realizada pelos alunos do quinto período matutino. Esta pesquisa tem o objetivo de levantar e analisar os métodos de ensino adotados pelos professores das academias da grande Goiânia, para então entendermos quais são os métodos de ensino-aprendizagem mais utilizados na área não-escolar. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, ou seja, pesquisa que não se resume a números, dados estatísticos, mas pode ser associada a coleta e analise de texto (falado ou escrito) e à observação direta do comportamento (Moreira, 2004, pag. 17).. Porém, mesmo sendo de caráter qualitativo, este estudo tem como base a analise de dados quantitativos obtidos através da entrevista, que se caracteriza pela coleta de dados enfatizada em números (informações conversíveis em números) que permitam verificar a ocorrência ou não do que (Moreira, 2004, pag. 17)... está em análise. A elaboração do instrumento de pesquisa se deu durante as aulas de MEEF e foi realizada pelos próprios alunos com o auxilio da professora dessa disciplina.
Foram, ao todo, 22 pesquisadores, onde cada um entrevistou 3 professores de academia, independente da área que ele atue dentro desta. Ao todo foram 66 entrevistados, ou