EAD x Ensino Presencial
http://www.fsg.br/
EVOLUÇÃO DO ENSINO EAD COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL
Adelar Palavro, Gustavo José Fabro, Julia Forini, Natiele Lemos.
Curso de Graduação em administração da Faculdade da Serra Gaúcha.
Professor Supervisor da APS
Professora Especialista André A Gomes da Silva
Resumo
O presente artigo traz uma comparação entre os seguintes métodos de ensino: EAD - a distância - e o método de ensino presencial, aos quais são muito presentes dentro do cenário regional. Usando o método de pesquisa exploratória busca-se analisar detalhadamente esses dois métodos, visando uma avaliação sobre qual deles tem um destaque maior e mais funcional.
Com o objetivo de demonstrar as principais características de ambos, esse estudo abordará caracterizar e debater sobre suas funcionalidades, dificuldades ou vantagens de cada forma de ensino citado. Será realizada uma pesquisa buscando conseguir comparar e citar as diferenças entre os dois modos de ensino, para oferecer uma forma de criar uma opinião embasada que auxiliará na hora da escolha do método.
Palavras-chave:
Educação a Distancia;
Educação presencial;
EAD;
1 INTRODUÇÃO
A educação a distância no Brasil, desde sua origem, tem como objetivo o acesso ao ensino, e está em expansão sedo impulsionada a partir da implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/96), e de outras iniciativas do Ministério da Educação, o MEC. O Artigo 1° do Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, aponta a seguinte definição para Educação a Distância: “modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos”. Também cita um Decreto, Artigo 2º, declarando que a educação a distância poderá ser ofertada pela