estatística fases do método científico
O método estatístico pode ser divido nas seguintes fases: coletas de dados, crítica dos dados, apuração dos dados, exposição ou apresentação dos dados e análise dos resultados.
1. Coletas de dados A coleta de dados pode ser direta ou indireta. A primeira é feita sobre documentos obrigatórios (como registro de casamento, nascimento, óbito, importação e exportação de mercadoria), elementos pertencentes ao prontuário dos alunos de uma escola ou ainda quando os dados são coletados pelos próprios pesquisador, através de questionários e inquéritos. Essa coleta de dados diretas pode ser classificada em contínua (quando feita continuamente como a presença de alunos), em periódica (quando feita em intervalos constante de tempo) e em ocasional ( quando feita extemporaneamente).
Já a coleta de dado indireta ocorre quando é inferida elementos conhecidos e/ou do conhecimento de outros fenômenos relacionados com o fenômeno estudado. Como por exemplo e pesquisa sobre a mortalidade infantil.
2. Crítica dos dados
Os dados obtidos devem ser cuidadosamente criticados a fim de que possíveis falhas sejam descartadas e erros grosseiros não influam no resultado. A crítica é externa se visa às causas dos erros nos informantes, como por exemplo uma pergunta mal feita e interna quando visa observar os elementos originais dos dados da coleta.
3. Apuração dos dados
É a soma e o processamento dos dados obtidos e a disposição mediantes critérios de classificação. Pode ser manual, eletromecânica e eletrônica. 4. Exposição ou apresentação dos dados
Os dados devem ser apresentados sob forma adequada (tabelas ou gráficos) tornando mais fácil a análise daquilo que está sendo exposto estatisticamente. 5. Análise dos resultados
É feita uma análise dos resultados através dos métodos da estatística indutiva ou inferencial e tira-se desses resultados conclusões e previsões.