Estatisco
1 – História da Estatística 6
2 – Definição 6
3 – Objetivo 7
4 – Limites 7
5 – Relações 7
6 – Divisão 8
7 – Utilidade 8
8 – Fases do trabalho estatístico 8
8.1 – População 9
8.2 – Amostra 9
8.3 – Variável 10
8.4 – Freqüências 10
8.5 – Medidas de tendência central 11
Análise Final 12
Referências Bibliográficas 13
Apresentação
(...) A finalidade de qualquer pesquisa é descobrir respostas para questões, mediante a aplicação de métodos científicos. Tais métodos são desenvolvidos tendo por objetivo criar uma probabilidade, cada vez mais tendente para a certeza, de as informações obtidas às questões apresentadas serem, além de seguras e imparciais, realmente representativas do mundo real.
Não é verdade, entretanto, que qualquer tentativa de realização uma pesquisa dê resultados satisfatórios, embora os métodos científicos tenham, efetivamente, maiores condições de apresentar resultados mais coerentes, mais próximos da verdade.
Introdução
Este trabalho...
1. História da Estatística
De origem muito antiga, a Estatística teve durante séculos um caráter meramente descritivo e de registro de ocorrências. As primeiras atividades datam de cerca de 2000 a.C. e referem-se a iniciativas como o recenseamento das populações agrícolas chinesas.
Muitos séculos antes da era cristã, utilizava-se a Estatística de modo empírico e quase instintivo, em pesquisas indispensáveis à civilização daqueles distantes milênios. Exemplificando, já as pirâmides do Egito possuem, eternizadas em seus hieróglifos, as mais variadas informações numéricas de trinta séculos antes de Cristo.
O estado incipiente e inato da aplicação estatística se manteve até metade do século XIX, quando se iniciavam estudos e medidas para o seu aperfeiçoamento e sua utilização, como método científico de mensuração e análise de fenômenos sociais.
A evolução da Estatística pode ser dividida, não de modo preciso, em três épocas: * a primeira, abrangendo toda a antiguidade, o início