Controle estatisco do concreto
1. OBJETIVO PRINCIPAL
Determinar o fck (resistência característica do concreto à compressão) de um concreto produzido “in situ” ou fornecido por uma central dosadora, de forma a verificar a segurança da estrutura.
A homogeneidade do concreto é influenciada pela variabilidade dos agregados, cimento e aditivos usados, pois cada um contribuirá para a variação na resistência do concreto.
A temperatura do concreto fresco interfere na quantidade de água necessária à absorção da consistência adequada e,conseqüentemente, contribui para a variação de resistência
2. ENSAIOS DE RESISTÊNCIA
Os corpos-de-prova indicam mais a resistência potencial do que a real de uma estrutura.
Para serem significativas, as conclusões sobre resistência do concreto devem se basear numa amostragem de ensaios, da qual se possam estimar com razoável precisão as características do concreto. Ensaios insuficientes resultarão em conclusões não muito confiáveis
3. CONTROLE DA RESISTÊNCIA DO CONCRETO
Os procedimentos estatísticos constituem ferramentas importantes de valor considerável na avaliação dos resultados dos ensaios de resistência.
FCK - Resistência característica do concreto à compressão:
É o valor de referência que adota o projetista como base de cálculo. Está associada a um nível de confiança de 95%.
Chama-se também resistência característica especificada ou de projeto.
FCK ef.- Resistência característica real ou efetiva do concreto à compressão:
Correspondente ao concreto de uma região homogênea da estrutura, é o valor que tem uma probabilidade de 0,95 de ser igualado à resistência de um corpo-de-prova cilíndrico tomado aleatoriamente dentro da região. Essa resistência característica real é um valor impossível de ser conhecido, pois seria necessário ensaiar todo o concreto da região considerada.
FCK.est - Resistência característica estimada do concreto à compressão:
Correspondente ao concreto