Relatorio Preparo de soluçoes
Disciplina: Bioquímica
Docente:
PREPARO DE SOLUÇÕES
ILHÉUS- BA Setembro/2013
INTRODUÇÃO
Solubilidade é a quantidade máxima que uma substância pode dissolver-se num líquido. Misturas homogêneas de duas ou mais substâncias formando uma só fase é o que chamamos de solução. Elas contem soluto, que é o componente que é dissolvido e solvente que corresponde ao componente que dissolve. As soluções podem ser solidas, liquidas ou gasosa conforme o solvente.
Na solubilidade, o caráter polar ou apolar da substancia influi principalmente devido à polaridade das substancias, estas serão mais ou menos solúveis. Substancias polar tendem a se dissolver em líquidos polares e substancias apolares em líquido apolares.
O termo solubilidade é utilizado tanto para designar o fenômeno qualitativo do processo (dissolução) como para expressar quantitativamente a concentração das soluções. A solubilidade de uma substância depende da natureza do soluto e do solvente, assim como da temperatura e da pressão do sistema.
O processo de interação entre as moléculas do solvente e as partículas do soluto para formar agregados é denominado solvatação e, se o solvente for à água, hidratação.
Quando misturamos um soluto a um solvente, pode haver formação de três tipos de solução:
Solução Insaturada (ou não saturada)
É quando a quantidade de soluto usado se dissolve totalmente, ou seja, a quantidade adicionada é inferior ao coeficiente de solubilidade.
Solução Saturada
É quando o solvente (ou dispersante) já dissolveu toda a quantidade possível de soluto (ou disperso) e toda a quantidade agora adicionada não será dissolvida. A solução saturada pode ser com corpo de chão (“cristais” no fundo do recipiente, quando o limite de solubilidade desta é ultrapassado) ou