relatorio preparo de soluções
1 – Objetivo
Revisar e consolidar alguns conceitos básicos referentes à caracterização de soluções, expressão de concentração e diluições.
Identificar uma sequência de reações químicas num processo químico.
Desenvolver habilidade no manuseio do material de laboratório e de técnicas de desidratação, precipitação e filtração.
2 – Resumo
Desenvolver o conceito de preparação e diluição de solução efetuando os cálculos estequiométricos necessários, usando informações como massa molar, densidade e porcentagem.
Preparar soluções a partir de solutos sólidos e solutos líquidos.
Efetuar diluição de solução a partir de uma solução estoque.
Conhecer as técnicas de preparo e diluição de soluções.
3 – Introdução
A química em soluções e amplamente utilizada nas mais diversas áreas. Nesse sentido o conhecimento sobre o preparo de soluções tem fundamental importância tendo em vista que grande parte das reações realmente ocorre em solução aquosa e não aquosa. Uma solução é uma mistura homogênea de uma ou mais substâncias que podem ser iônicas ou moleculares. A substância em maior quantidade é o solvente. As outras substâncias são chamadas de solutos.
O íon cobre II hidratado, [Cu(H2O)4]2+, é um íon de cor azul clara que ocorre em soluções aquosas de sais de cobre II.
O composto de cobre II mais conhecido, é o sulfato de cobre pentahidratado, CuSO4.5H2O, que se apresenta na forma de cristais azuis. O sal pentahidratado é mais usado como germicida e fungicida porque o íon Cu2+ é tóxico para organismos inferiores. Uma de suas aplicações é no controle de algas no abastecimento de águas. O sulfato de cobre anidro é branco.
A adição de solução de hidróxido de sódio leva à formação de um precipitado azul gelatinoso de hidróxido cúprico e o aquecimento deste precipitado produz o óxido cúprico.
4 – Materiais e Métodos
4.1 – Materiais
Espátula, copo de béquer, balança analítica, bastão de vidro, balão volumétrico (50ml), funil,