Relatorio Preparo de Soluçoes
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
DISCIPLINA – Laboratório de Química Geral
Preparo de Soluções
Belo Horizonte, outubro de 2013
1 – Introdução
As soluções são definidas como misturas homogêneas de duas ou mais substâncias, as quais são moléculas ou íons. Podem envolver sólidos, líquidos ou gases como dispersantes (chamados de solventes – existentes em maior quantidade na solução) e como dispersos (solutos). A solução também pode apresentar-se nesses três estados da matéria. Todas as misturas gasosas são soluções porque qualquer mistura de gases é homogênea. Soluções sólidas, como certas ligas metálicas, são comuns. A grande maioria das soluções, entretanto, existe no estado líquido. Soluções líquidas são formadas pela dissolução de um gás, líquido ou sólido em um líquido. Se o líquido é a água, a solução é chamada de solução aquosa.
Um modo simples de saber ou comprovar se uma solução é ácida, neutra ou básica é através de indicadores, tais como: papel de tornassol ou solução alcoólica de fenolftaleína. O papel de tornassol azul em meio ácido adquire a coloração vermelha e o papel de tornassol vermelho em meio básico adquire a coloração azul. A solução de fenolftaleína permanece incolor em meio ácido e em meio básico adquire coloração rosa.
2 – Objetivos
Preparação correta de duas soluções aquosas: uma de ácido clorídrico (HCl) e uma de hidróxido de sódio (NaOH), e a determinação qualitativa do pH.
3 – Materiais
Balança;
Bureta de 25 ml;
Proveta de 5 ml;
Béquer de 100 ml;
Bastão de vidro;
Garrafa lavadeira;
Balão volumétrico de 100 e de 250 ml;
Vidro de relógio;
Espátula;
Papel indicados de pH (0-14);
Papel de tornassol vermelho;
Papel de tornassol azul;
Tubos de ensaio.
4 – Reagentes e Soluções
NaOH(s) (1g);
HCl concentrado (d=1,18g/ml; 36% em massa ou 12 mol/L) (0,8 ml);
Solução alcoólica de fenolftaleína 1% m/v (1 ml).
5 –