osteologia
Os ossos formam um arcabouço de alavancas, protegem órgãos tais como o coração e o cérebro, a sua medula dá origem a certas células sanguíneas e a sua substância compacta acumula ou troca iões de cálcio e fosfato.
A cartilagem é um tecido conjuntivo resistente, elástico, composto de células e fibras dispostas numa matriz intercelular firme e gelatinoide. A cartilagem é uma parte integrante de muitos ossos e alguns elementos esqueléticos são inteiramente cartilagineos.
O esqueleto humano divide-se anatomicamente em Esqueleto axial e Esqueleto apendicular.
O esqueleto axial é constituído pelos ossos da cabeça ( porção cefálica), pescoço (porção cervical) e pelos do tronco, que por sua vez se divide em tórax (peito – peitoral, e osso do peito – esternal), sovaco (axila), abdómen (abdominal), bacia (pélvica) e região genital (púbica).
O esqueleto apendicular é constituído pelos ossos dos membros: braços, antebraços e mãos, assim como coxas, pernas e pés.
O osso pode estar presente em muitos outros lugares que não só no esqueleto ósseo. Muitas vezes substitui a cartilagem hialina em pequenas porções na laringe. Além disso é, ás vezes formado em tecido mole como ocorre nas cicatrizes. O osso que se forma onde normalmente não existiria é denominado de osso heterotópico.
Classificação dos ossos
Os ossos podem ser classificados de acordo com a forma que apresentam: longos, curtos, planos (largos ou achatados), irregulares, pneumáticos ou sesamóides.
Ossos longos: são aqueles cujo comprimento excede a largura e a espessura. Como exemplos podemos citar a clavícula, úmero, rádio cúbito, no membro superior; o fémur, tíbia e perónio no membro inferior. Estão também incluídos os ossos metacarpicos, metatársicos e falanges.
Ossos curtos : as principais dimensões dos ossos são aproximadamente iguais. São quase cúbicos ou redondos. São-no, por exemplo, ossos dos punhos e dos tornozelos.
Ossos