Administração e Direito
ANDRÉ LUIZ ALBUQUERQUE DA COSTA
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
RECIFE
2013
O estudo sobre a motivação dos funcionários nas empresas teve início há várias décadas, por vários estudiosos e, até hoje, ele é estudado e procura-se, cada vez mais, aprofundar o assunto para melhor entender o comportamento humano nas organizações, uma vez que o comportamento de seus funcionários é o que impulsiona cada empresa para o sucesso ou não.
O comprometimento dos funcionários não pode ser comprado pelas organizações, mas deve ser conquistado através de recompensas que interessem a eles, obtendo sucesso para ambos. A realização pessoal, o desejo de atingir seus objetivos, ser reconhecido e valorizado são alguns sinais mais conhecidos que motivam o ser humano. Porém, motivar pessoas não é uma tarefa simples.
As pessoas são diferentes umas das outras, o que motiva uma pessoa em um certo momento pode não motivar a outra no mesmo instante. Por este motivo, é essencial que as organizações invistam em seus funcionários, através de treinamentos, palestras, possibilitando a eles uma maneira de expressar suas metas e vontades, para que consigam ter conhecimento do que motiva cada um.
Já está comprovado que empregados motivados tendem a proporcionar melhores resultados para as instituições, uma vez que existe um comprometimento entre ambos. O funcionário trabalha mais disposto e seu trabalho rende mais, portanto, a produtividade irá aumentar na empresa, fazendo com que todos fiquem satisfeitos.
Quando ocorre este comprometimento entre colaborador e organização, o funcionário passa a fazer parte da empresa, ajudando a tomar as decisões necessárias, o que antigamente era função imediata da chefia. Esta participação nas decisões mostra ao empregado que ele é uma peça importante para a empresa, e isto estimula sua motivação. Quando o que ele faz passa a ser importante, ele sente-se útil.
É essencial que o funcionário