Relatório de Preparo de Soluções
Preparações de soluções aquosas a partir de sólidos e líquidos.
Introdução
Algumas vezes uma mistura pode ser identificada como uma solução por uma mera inspiração visual. Se diferentes fases podem ser vistas a olho nu ou por meio de um microscópio, a mistura heterogênea não é uma solução. Se somente uma fase está presente, então, é uma solução (1). Ou seja, uma solução é um sistema homogêneo formado por no mínimo dois componentes, o soluto e o solvente. Podendo ser uma solução insaturada (quant. de soluto menor que a solubilidade), saturada (quant. de soluto igual que a solubilidade) ou supersaturada (quant. de soluto maior que a solubilidade).
O soluto é a substância que geralmente se encontra em menor quantidade e que se dissolve na mistura. Ele pode estar na forma solida liquida ou gasosa contida em solução liquida a solubilidade depende grande parte da sua polaridade. Os compostos moleculares polares e os compostos iônicos são solúveis em dissolventes polares, com água. Os compostos moleculares apolares por sua vez, são solúveis em dissolventes apolares como o Éter (2).
O solvente, por sua vez, é a substância que se apresenta em maior quantidade em que se dissolve o soluto.
A substância pode combinar-se com outras substâncias transformando-se em novas substâncias. Para estas transformações damos o nome de Reações Químicas. Como evidência das transformações que ocorrem durante as reações, podemos observar mudanças de cor, formação de gases, ou produtos com outra solubilidade (3).
As reações envolvendo ácidos e bases são denominadas reações de neutralização. Uma vez que tanto o ácido quanto a base é consumido e novos produtos são formados
Utilizando-se da teoria ácido-base de Arrhenius, ou seja, ambos reagem entre si.
Numa reação de neutralização (total ou parcial) há sempre formação de moléculas de água líquida.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Material:
Becker de 100ml