Física
Números : 03,06,11,25
1ª Série do Ensino Médio
Chuva ácida é a precipitação de água, seja ela na forma de chuva, neblina ou neve, que possui uma acidez maior do que da chuva normal. Esse problema atual está intimamente relacionado com a poluição crescente no ambiente em que vivemos, especialmente em regiões industriais.
A chuva “normal” possui pH levemente ácido: está em torno de 5,6. Na chuva ácida o pH é menor pois o dióxido de carbono liberado na atmosfera reage com a água resultando no ácido carbônico, abaixando o pH da água precipitada. O que vem acontecendo nas últimas décadas é que, graças aos poluentes liberados pelas atividades industriais, meios de transporte,etc, uma maior quantidade de ácidos vem sendo liberada na atmosfera e nas águas, especialmente o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3). Para se ter uma idéia, a água precipitada nas chuvas ácidas tem pH entre 4,5 e 2,8 em algumas regiões!
Os dois ácidos citados anteriormente já são liberados em larga escala pelos próprios processos da natureza: estima-se que entre 50 e 70 milhões de toneladas por ano de enxofre (que, reagindo com a água, produz o ácido sulfúrico), vêm especialmente de vulcões e da atividade microbiológica, e cerca de 30 a 40 milhões de toneladas de óxidos de nitrogênio por ano, principalmente de relâmpagos, queima de biomassa e processos microbiológicos. Essa grande quantidade de ácidos lançados pelos próprios processos naturais não modifica a acidez da chuva, pois é lançada no globo terrestre sem nenhum local de concentração específico e provém de processos equilibrados, que surgiram ao longo da evolução da Terra, lentamente.
Equações referentes à chuva ácida: no topo, a formação do ácido carbônico, a acidez normal da chuva; no meio, a formação do ácido sulfúrico e, por último, a formação do ácido nítrico
O problema da chuva ácida surge quando o homem lança grandes