introdução
São muitos os especialistas que se referem às finalidades da educação continuada do professor, sendo que muitos deles se orientam para o desenvolvimento integral da pessoa, inclusive a UNESCO se deu à tarefa contribuir de maneira substancial para resolver esta questão, que resulta fundamental para quem está envolvido nesta nobre tarefa do ser humano.
De tais contribuições se faz evidente a importância que tem a dimensão afetiva e o desenvolvimento pessoal de docentes e alunos, a partir da teoria da aprendizagem, de forma que para consegui-lo é necessário voltar-se ao estudo dos processo próprios do professor, que surge então como a ponte entre o desenvolvimento e o aluno.
Na atualidade a educação no Brasil tomou um enfoque de ensino de formação por competências, os desafios que se apresentam são grandes e levam às instituições e aos docentes a implementar ações que melhorem os processos de ensino-aprendizagem e, portanto, a elevar a qualidade dos serviços que prestam de maneira que se obtenham resultados visíveis no aproveitamento dos alunos, os quais são medidos a partir de instrumentos que se orientam à aferição do conhecimento, de tal maneira que as dimensões afetivas da pessoa e os processos para consegui-lo chegam a ficar em segundo plano, pelo que é necessário precisar:
Que se pode fazer para que as instituições e os professores fomentem o crescimento pessoal de quem participa do processo educativo?
FINALIDADES DA EDUCAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE
Para precisar os fins da educação é necessário perguntar-se algumas coisas que nos orientem a respeito do fenômeno educativo e qual é o papel que apresenta na sociedade. Primeiramente a educação é um processo que se dá entre os homens, já que nenhuma outra espécie tem um sistema educativo tão aprimorado, fazendo tal conceito parte da Filosofia da Educação.
Conquanto, podem-se observar condutas de aprendizagens básicas em algumas espécies, não é de maneira alguma um sistema formal, nem tem objetivos