Resumo adm
As organizações atuam em ambiente cadê vez, mas dinâmicos, complexos e competitivos. E por meio de planejamento formal ou informal que define para onde a organização deve ir e vai chegar com isso elas conseguem responder aos desafios ambientais.
A administração é dividida em quatro funções, planejamento, organização direção e controle. Sem uma definição clara das metas e objetivos dificilmente os administradores podem organizar os recursos, dirigir as pessoas e acompanhar seus resultados.
As organizações se definem em torno de objetivos, para alcançá-los, devem seguir um plano. O administrador deve formular as estratégias e os planos para alcançar os objetivos. Essas decisões são essências para crescer e sobreviver no longo prazo.
Depois de se consolidar como uma das principais empresas da aviação, a Gol definiu dois novos objetivos, liderança no mercado doméstico e viagens de longa distância. Ao avaliar as alternativas, concluiu que a melhor forma seria a aquisição da concorrente Varig.
O planejamento é a função responsável pela definição dos objetivos, organizações e planos que coordenam suas atividades, definindo o que deve ser feito – objetivos.
Objetivos são resultados, propósitos, intenções ou estados futuros. Já os planos indicam o que deve ser feito, especificando as ações para alcançar os objetivos. Todos os administradores necessitam planejar suas ações, planejando os objetivos e estratégia. Os gerentes estabelecem as atividades. Os supervisores definem objetivos e programas para seu grupo de trabalho. De qualquer maneira o planejamento é indispensável em todas as organizações e em todos os níveis organizacionais. Sem planejamento as organizações andariam sem rumo. Como se pode motivar uma pessoa se não estiver definido o que se pretende com ela? É indispensável controlar as atividades se não tiverem sido estabelecidos objetivos ou parâmetros de desempenho.
O planejamento nem sempre