Resumo Adm
Os níveis administrativos são: alta administração, composto pela diretoria, média administração, composto pelos gerentes, administração operacional, que constitui a supervisão (nível mais próximo da execução feita pelos trabalhadores), e por fim, o pessoal não administrativo, que realiza as tarefas mais básicas da organização. Existe outra maneira de classificar os níveis administrativos: estratégico, que equivale a alta administração, tático, correspondente a média administração e operacional, que está na mesma linha da supervisão.
O desempenho de um administrador vai depender, obviamente, de suas habilidades administrativas, por isso, ter habilidades é extremamente necessário para um bom desempenho em qualquer atividade. Essas habilidades estão divididas em:
Técnicas: habilidades que possuem forte relação com o desempenho de funções.
Humanas: habilidades que estão na linha do tratamento com as pessoas.
Conceituais: habilidades ligadas a capacidade de olhar a empresa de maneira abrangente.
Porém, isso não basta para um administrador ser eficaz. É necessário que ele desenvolva o conhecimento aplicado dentro de cada uma das habilidades.
As habilidades estão fortemente relacionadas com os níveis administrativos. Por exemplo: na alta administração, as habilidades utilizadas, são as humanas e as conceituais. Já no nível médio, existe uma maior participação da habilidade técnica, menor habilidade conceitual, porém ainda há grande participação da habilidade humana. Por fim, na administração operacional, a habilidade conceitual praticamente não existe, e há grande participação da habilidade técnica. Porém, a habilidade que está presente com força em todos os níveis é a