Resumo Adm
Resumo do documentário The Corporation
Aluna: Luana Moneró Braga
O filme retrata o cenário real das corporações, abordando o impacto delas causadas na sociedade. A história começa quando as corporações entram na justiça e conseguem através do veredicto do juiz responsável pelo caso, ganhar um corpo jurídico. Assim a partir daquele momento era estabelecido que as corporações pudessem ser consideradas indivíduos, e poderiam tomar atitudes como pessoas físicas tais como negociações entre empresas, contratações ou demissões de funcionários.
O documentário mostra os crimes cometidos pelas empresas, as entrevistas com pessoas envolvidas no mundo coorporativo tais como executivos, jornalistas, ativistas tanto da direita quanto da esquerda , entre outros. Apesar das corporações serem consideradas pessoas elas não tem senso de ética e seu único e exclusivo objetivo são os lucros, mesmo que tenham que ser conseguidos de forma ilícita. Um dos exemplos dos sistemas criados para maximizar o acumulo de capital das corporações é a exploração da mão de obra em países do terceiro mundo, pagando pequenos salários por horas intermináveis de trabalho, onde a mercadoria produzida é vendida por valores extremamente maiores que os salários pagos aos trabalhadores que os produzem. Além da exploração de pessoas, o documentário retrata a abuso das corporações ao meio ambiente, como a privatização de bens naturais como água e o descaso com a agressão causada a natureza.
As linhas de raciocínio das corporações seguem o perfil de psicopatia, agindo friamente sem pensar nas consequências causadas em terceiros.
Verificamos a partir do documentário a importância da ética para o futuro das empresas, do ser humano e do planeta. Nos faz refletir sobre nossos valores, será que mais vale o lucro do que o bem estar do planeta? Fica claro que não, e que é preciso