Resumo De Adm
Para Taylor, de cada operário, produziam apenas 1/3 de sua capacidade, denominando de vadiagem sistemática, e essa “preguiça” poderia ser superada com uma administração que inspirasse ou forçasse aos operários a alcançares os padrões de produção. Esse problema já vinha de muito tempo, e os motivos para Taylor era que os sistemas administrativos da época forçavam aos operários a protegerem os próprios interesses, e o método de trabalho empírico.
PRINCIPAIS ASPECTOS PARA A ADM DE OFICINAS
Análise do trabalho, padronização das ferramentas, supervisão e planejamento, seleção e treinamento dos operários, pagamento por produção.
CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO FUNCIONAL, NA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Onde a tarefa de supervisão deveria ser subdividida entre vários supervisores, sendo responsáveis pelo controle de diversos aspectos. Ou seja, eliminando todos os elementos estranhos para que a atenção estivesse concentrada na tarefa essencial.
OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE TAYLOR
Racionalização do trabalho: reduzir o desperdício, a ociosidade e o custo de produção.
Principios de administração: balizar o comportamento dos chefes.
Principio de planejamento: Substituir a improvisação pela ciência, por meio do planejamento do método.
Princípios de preparo: selecionar e treinar o melhor para o cargo, de acordo com suas aptidões. E treina-los para desempenhar melhor as tarefas
PRINCÍPIO DA EXCEÇÃO
Tudo o que ocorrer na “área de normalidade” não deve ser preocupação da alta administração, a alta administração deve se concentrar nas tarefas de grande importância e estratégicas. Deixando as tarefas de rotina e padronizadas para o pessoal operacional.
CARACTERÍSTICAS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Divisão das tarefas de trabalho dentro de uma empresa
Especialização do operário
Treinamento e preparação dos trabalhadores de acordo com as aptidões apresentadas
Adoção de métodos para diminuir a fadiga e