Principais conceitos sobre Vygostsky sobre aprendizagem
Nome da aluna: Nicole Mattos Iacovino
Ano/semestre letivo/turno: 1º ano/ 2º semestre – noturno
Disciplina: Infância e Desenvolvimento I
Professora: Sonia Vidigal
Data: 10/06/2013
PESQUISA
Principais Conceitos de Vygotsky sobre aprendizagem
Lev Semenovich Vygotsky nasceu em 1896 na cidade de Orsha, na Rússia, e morreu em Moscou em 1934, com apenas 38 anos. Formou-se em Direito, História e Filosofia nas Universidades de Moscou e A. L. Shanyavskii, respectivamente.
Principais conceitos de aprendizagem
Linguagem e pensamento
A partir de estudo realizado com primatas Vigotsky percebeu que estes conseguem atingir um nível em que podem resolver problemas no seu entorno mediante o uso de instrumentos. Nesse caso existindo uma inteligência prática em ação. A essa etapa o teórico denominou de “Linguagem pré-intelectual”, ao passo que percebeu que os primatas também utilizam algumas expressões faciais, gritos e urros como forma de comunicação, a isto o teórico denominou “Pensamento pré-verbal”.
Analisando as crianças, Vigotsky constatou que elas passam por similar processo, por volta de dois anos de idade essas duas vertentes se unem originando a linguagem intelectual e o pensamento verbal. Nesse momento o vocabulário da criança é enriquecido, ela passa a questionar o que lhe intriga, e sua linguagem e pensamento passa a ser internalizados.
Tal internalização ocorre em três momentos: Fala Social ou Exterior- quando a comunicação engloba elementos do entorno da criança, e tem como finalidade apenas a comunicação com os adultos- Fala Egocêntrica- Quando a criança não tem como prioridade ser ouvido pelo adulto, porém por não saber expressar sua fala apenas para si, expressa com altissonância. Fala Interior- Quando é atingida a potencialidade da reflexão.
“... um problema deve surgir, que não possa ser solucionado a não ser que pela formação de um novo conceito”.
(Vygotsky,