Redes
Nosso próprio organismo é uma rede interligada de órgãos. Na atual sociedade, as redes estão presentes na comunicação (TV/Rádio, celular, Internet, telefone, compra com cartão de crédito/débito), nas necessidades básicas (rede de esgoto, rede de energia elétrica, rede de abastecimento de água) e na nossa vida social (relacionamentos, amizades, família). Enfim, estamos e fazemos parte de várias redes.
Desde os primórdios a comunicação é uma das maiores necessidades da sociedade humana. Portanto tornou-se um desafio aproximar as comunidades mais distantes e facilitar a comunicação entre elas. Com a união dos computadores e das comunicações os sistemas computacionais sofreram uma profunda mudança na sua organização.
Como dito inicialmente, as redes de computadores surgiram da necessidade de se compartilhar recursos especializados para uma maior comunidade de usuários geograficamente dispersos.
Copyright © 2007, ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil
9
Histórico
As redes de computadores foram criadas inicialmente para suprir uma necessidade militar. A década dos anos 60 foi um período de grande tensão entre as duas maiores potencias dessa época, isto é, os Estados Unidos da América e a União Soviética. Os americanos iniciaram programas de pesquisas para encontrar uma forma de interconectar os vários centros de comando do país, de modo que o seu sistema de informações seja robusto, ou seja, que continuasse funcionando mesmo que houvesse um conflito nuclear. Com o fim da guerra fria, esta estrutura passou a ser utilizada para uso científico e educacional.
No