Rede
INTRODUÇÃO
Este estudo acadêmico tem o objetivo de definir o que vem a ser Redes Convergentes, ou convergência de redes. Embora seja algo que ainda não é totalmente implementado, pode-se prever que estará em um futuro muito próximo.
1. REDES CONVERGENTES
As redes de comunicação estão passando por um processo de evolução muito rápido na direção de uma nova plataforma tecnológica, a qual irá resultar numa nova forma de prestação de serviços de telecomunicações. A implementação de uma rede multimídia, voltada à integração dos serviços de voz, dados, mensagens, imagens de vídeo, é algo irresistível. A convergência entre as redes comutadas por circuitos e pacotes em uma única rede, implementada pela tecnologia IP (Internet Protocol), está revolucionando o mercado de telecomunicações.
As redes de voz, vídeo e dados convergentes se tornaram mais populares recentemente no mercado de pequenas e médias empresas por conta dos avanços feitos na tecnologia. Agora a convergência é mais fácil de implementar e gerenciar, além de ser mais barata. Essa tecnologia VoIP só costumava ser acessível a empresas e governos.
Migrar para uma rede convergente pode ser uma decisão difícil caso a empresa já tenha investido em redes de voz, vídeo e dados separadas. É difícil abandonar um investimento que continua funcionando, mas há várias vantagens na convergência de voz, vídeo e dados em uma única infraestrutura de rede.
Um benefício de uma rede convergente é que existe apenas uma rede para gerenciar. Com redes de voz, vídeo e dados separadas, as alterações feitas na rede precisam ser coordenadas através da rede. Também há custos adicionais resultantes de usar três conjuntos de cabeamento de rede. Usar uma única rede significa que você precisa gerenciar apenas uma infraestrutura cabeada.
Outro benefício são os custos mais baixos de implementação e de gerenciamento. É mais barato implementar uma única infraestrutura de rede do