Redes
Redes de Comunicação Industrial
Redes de Comunicação Industrial tem um papel importantíssimo para as indústrias de um modo geral. As redes são fundamentais para que uma indústria, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, consiga ter interoperabilidade entre todos os seus setores, desde o chão de fábrica até a diretoria da empresa, oferecendo informações precisas, em tempo real e com segurança na integração entre redes corporativas e redes de automação industrial, que serão fundamentais para o gerenciamento e controle do processo produtivo. Baseado no estudo da arte sobre Redes de Comunicação Industrial, enfatizando as redes mais usadas atualmente pela indústria e abordando os sistemas gerenciais PIMS (Process Information Management System) e MES (Manufacturing Execution Systems), Sistemas de Controle via Rede (NCS - Networked Control Systems) e o uso do protocolo OPC (OLE for
Process Control), oferecendo conteúdo para entender como desenvolver uma rede de comunicação industrial de maneira a atender todosos requisitos imprescindíveis para a sua instalação, manutenção e atualização.
Palavras-chave:Redes Industriais. Automação Industrial. PIMS. MES. Protocolo OPC. Networked Control Systems.
Etapa 1 – Passo 1 Redes de Computadores - Modelo de Referência OSI/ISO
1. Redes de Computadores Modelo de Referência OSI/ISO Redes de Computadores - Modelo de Referência OSI/ISO 1.
2. Objetivos Antigos Padrões das Redes de Computadores ISO Modelo OSI Características do Modelo OSI Camadas do Modelo OSI Redes de Computadores - Modelo de Referência OSI/ISO 2.
3. Redes de Computadores Modelo de Referência OSI/ISO Antigos Padrões das Redes de Computadores Redes de Computadores - Modelo de Referência OSI/ISO 3.
4. Antigos Padrões das Redes de Computadores Nos primórdios das Redes de Computadores havia inúmeros problemas presentes no meio. O principal problema, que gerava outros incontáveis, era a questão da não