filosofia
As ilhas oceânicas do Brasil são: Arquipélago de Fernando de Noronha, as ilhas de Trindade e Martim Vaz, os penedos de São Pedro e São Paulo, e o atol das Rocas.
Estão localizadas a mais de 150 km da costa brasileira, em pleno Atlântico.
As ilhas oceânicas possuem ecossistemas únicos e geralmente uma elevada biodiversidade com impacto nos processos ecológicos e nos serviços dos ecossistemas. A biodiversidade constitui o alicerce para a existência de solos férteis, uma agricultura sustentável, florestas de produção equilibradas e disponibilidade de alimentos (e.g. pesca). A diversidade de organismos terrestres dos arquipélagos dos Açores e da Madeira (incluindo as Selvagens) é de cerca de 4498 e 7452 espécies e subespécies, respectivamente. Um total de 420 taxa terrestres são endemismos do arquipélago Açoriano (ou seja, apenas ocorrem nestas ilhas), enquanto que para os arquipélagos da Madeira e Selvagens são conhecidas 1286 taxa endémicos.
As ilhas são particulamentes sensíveis a pertubações várias e o seus ecossistemas e espécies devem ser geridos de forma a evitar a sua destruição e/ou extinção irreversível. Nos Açores os principais fatores promotores de pertubações importantes são as alterações ao uso do solo, as espécies exóticasinvasoras e a Política Agrícola Comunitária(PAC). A pressão humana sobre vários tipos de ecossistemas naturais dos Açores chega a ser insustentável, nomeadamente as zonas húmidas, em particular as grandes lagoas de São Miguel. Os recursos hídricos, emnbora abundantes, não estão uniformemente distribuídos pelas ilhas, nem têm igual acessibilidade e qualidade.
Fernando de Noronha
Pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco, o arquipélago de Fernando de Noronha, localizado a 545 km do Recife, é constituído por 21 ilhas2 de origem vulcânica que, juntas, totalizam