Cultura Urbana
Cultura Urbana refere-se ao conjunto de práticas culturais, artísticas e esportivas realizadas em um espaço urbano, ou seja, nas cidades e vilas. É comum a introdução da chamada cultura urbana como uma subcultura ou, às vezes, um ramo da contracultura.
Tribos Urbanas
Dentre as culturas urbanas se enquadram as tribos urbanas que são constituídas de microgrupos que têm como objetivo principal estabelecer redes de amigos com base em interesses comuns. Essas agregações apresentam uma conformidade de pensamentos, hábitos e maneiras de se vestir. Um exemplo conhecido de tribo urbana são os punks. A expressão "tribo urbana" foi criada pelo sociólogo francês Michel Maffesoli, que começou usá-la nos seus artigos a partir de 1985.
Características das Tribos Urbanas: Cultura Informal, Proxemia, Não-Ativismo e Fluidez & Estabilidade.
Arte Urbana
E a expressão que se refere a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público, distinguindo-se das manifestações de caráter institucional ou empresarial, como o vandalismo.
A expressão Arte Urbana surge inicialmente associada aos pré-urbanistas culturalistas como John Ruskin ou William Morris e posteriormente ao urbanismo culturalista de Camillo Sitte e Ebenezer Howard. O termo era usado para identificar o "refinamento" de determinados traços executados pelos urbanistas ao "desenharem" a cidade.
Tipos de Arte Urbana
Graffiti: são várias formas de expressão artística, realizadas principalmente em mobiliário urbano, buscando a maior divulgação pública da peça, e geralmente utilizando a técnica denominada Bombing, que consiste na utilização de tintas em spray para realizar as obras. Na linguagem comum, o Graffiti é o resultado de pintar por cima dos muros imagens, frases ou palavras que muitas vezes estão carregadas com conteúdo político ou social, pode do mesmo modo ser uma sentença ofensiva ou de uma reivindicação, por isso o Graffiti não se ajusta à vigência legislativa , prescindido de