Moda e cultura urbana: o estilo straight edge
Resumo
Este artigo tem por objetivo pesquisar e analisar a relação a relação existente entre a moda e a cultura urbana. Apresenta uma pesquisa desenvolvida sobre o grupo urbano denominado Straight Edge que habitam na metrópole de São Paulo. Por meio desta pesquisa, pode-se identifica o estilo, o modos, modas, a maneira de se vestir, os lugares freqüentados e as principais influências deste grupo. O estilo Straight Edge é uma vertente do estilo punk, mas em muitos momentos se apresenta como oposto dele. Sua conduta é caracterizada por restrições, pois não consomem derivados de animais e não são usuários de drogas.
Palavras-chave: Moda. Cultura Urbana. Grupos Urbanos. Estilo. Straight Edge.
Introdução
O objetivo deste artigo é descrever a partir de pesquisa observatória o estilo de um grupo urbano presente na cidade de São Paulo. A pesquisa partiu de uma pesquisa de observação em locais sugeridos para a elaboração deste projeto. A Rua Augusta foi o marco inicial desta pesquisa, pois trata-se de uma localidade em que a diversidade cultural se instala., solo fecundo para observação de estilos de vida diversos.
Será abordada por meio deste artigo, como os Straight Edgers surgiram, tal como seus hábitos, seus valores, seu principal local de encontro, suas influências musicais e seu estilo de vida.
Utilizamos como base para um primeiro contato, o livro Jovens na Metrópole, organizado por José Guilherme Magnani e Bruna Mantese, e entrevistas com alguns adeptos do grupo urbano acima citado na sorveteria Soroko, na Rua Augusta, e também por intermédio da internet.
Moda, Cultura Urbana, Grupos Urbanos e Novas Sociabilidades
Segundo LIPOVETSKY (1997), a moda como sistema pode ser localizada nos meados da Idade Média, antes disso as vestimentas eram vistas como peças para proteção, pudor ou hierarquia (divisão de classes) e suas variações eram muito lentas; não havia o efêmero de hoje em dia.
Como