Desenvolvimento psíquico da criança segundo vygostsky e leontiev
1. Introdução
O presente trabalho, apresenta um estudo á respeito do desenvolvimento psíquico da criança segundo Vygostsky e Leontiev. Para tanto nos utilizaremos dos trabalhos de dois importantes autores da psicologia que versam em seus trabalhos sobre o desenvolvimento psíquico da criança. A primeira parte deste estudo destina-se a apresentar de forma breve a perspectiva sócio-cultural de Vygostsky onde enfatiza o processo histórico-social e o papel da linguagem no desenvolvimento do indivíduo. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interacção do sujeito com o meio. Para o teórico, o sujeito é interactivo, pois adquire conhecimentos a partir de relações “intra e interpessoais” e de troca com o meio, a partir de um processo denominado mediação.
Vygotsky trouxe uma nova perspectiva de olhar às crianças. Ao lado de colaboradores como Luria, Leontiev e Sakarov, entre outros, apresenta-nos conceitos, alguns já abordados por Jean Piaget, um dos primeiros a considerar a criança como ela própria, com seus processos e nuanças, e não um adulto em miniatura.
A segunda parte apresenta também as concepções de Leontiev á respeito da Periodização do desenvolvimento psíquico na infância e da transição dos estágios da periodização. Na terceira parte apresentamos as