vygotsky
CONCEITOS QUE DIALOGAM NA PEDAGOGIA DE VYGOTSKY
LIMA, Laís Leni Oliveira
Professora - UFG/CAJ, Doutoranda do programa de Pós-Graduação da UFG/FE
RESUMO: Este artigo objetiva expor as contribuições das teorias de Vygotsky e seus colaboradores para a educação, abordando o processo do instrumento e do signo no desenvolvimento da criança. Entender a função de desenvolvimento da criança e a importância do papel do educador para estimular a interação com o outro. Compreender o desenvolvimento da linguagem e do pensamento à luz da teoria marxista da história da sociedade humana. A teoria vygotskyana é sócio-histórico-dialética, aborda a relação entre os seres humanos e seu ambiente isto é, as atividades que fizeram com que o trabalho fosse um meio fundamental de relacionamento entre o homem e a natureza, bem como as relações entre o uso de instrumentos e o desenvolvimento da linguagem.
A partir da concepção marxista ele propõe que os fenômenos sejam estudados como processos em movimento e em mudança.
1 A PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICO-DIALÉTICA: CONSIDERAÇÕES
INICIAS
Este texto aborda questões sobre o processo de aprendizagem e desenvolvimento, enfocados pelos autores soviéticos Leontiev, Luria e Vygotsky. Esses estudiosos, interessados em conhecer o funcionamento cognitivo do ser humano – percepção, memória, atenção, solução de problemas, fala, atividade motora –, enquanto parte de uma realidade histórico-cultural, se posicionaram contra as linhas teóricometodológicas, até então dominantes na área da psicologia no século XIX.
Segundo Barbosa (1997) o advento de várias correntes ideológicas, emergidas com o avanço do capitalismo da época, auxiliaram na fomentação de um conjunto de abordagens a respeito dos processos de aprendizagens e de desenvolvimento infantil.
Leontiev, Luria e Vygotsky iniciaram um grupo de estudos no “Instituto de Psicologia de Moscou”. O objetivo do grupo era estudar as