Vygotsky
Aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico.
Bruna Carolina da Silva
Prof. Reguita Kruger Cunha
Centro Universitário Leonardo Da Vinci UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia – PED – 8701
Atividade acadêmica – Prática Educativa
28/07/ 2011
RESUMO
Neste trabalho falaremos da vida de Vygotsky, sua história pessoal e intelectual, sobre a mediação simbólica, falaremos sobre o estudo das funções psicológicas ou o processo mental. Citaremos o uso de instrumentos, de signos, os sistemas simbólicos e o processo de internalização. O desenvolvimento do pensamento e da linguagem, o significado das palavras, o discurso interior e a fala egocêntrica. A importância e a influência que estas têm nos dias atuais em todo processo educacional, em todo o processo de aprendizado e desenvolvimento social.
Palavras – chave: Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento. Sócio- histórico.
1.INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta uma síntese das idéias de Lev Semenovich Vygotsky, citando o contexto histórico em que viveu e produziu seus trabalhos com o objetivo de introduzir os principais conceitos de suas obras.
Enfatizando especialmente a importância à cultura e à linguagem na constituição do ser humano, será apresentado também as relações entre desenvolvimento e aprendizagem, pensamento e linguagem e aspectos biológicos e culturais do funcionamento psicológico.
2. HISTÓRIA PESSOAL E INTELECTUAL DE VYGOTSKY
Lev Semenovich Vygotsky nasceu na cidade de Orsha, próxima de Mensk, capital de Bielarus, país da extinta União Soviética, em 17 de novembro de 1896. Viveu com sua família, grande parte de sua vida em Gomel, na mesma região de Bielarus.
Sua educação formal não foi realizada na escola, mas sim por meio de tutores particulares, apenas com quinze anos entrou em um colégio privado. Neste estudou os dois últimos anos do curso secundário. Em seguida ingressou na Universidade de Moscou. Paralelamente a este curso universitário, Vygotsky