Vygotsky
[pic]
Lev Semenovich Vygotsky, nasceu a 17 de novembro de 1896 em Orsah Rússia, e faleceu em 1924 aos 37 anos de tuberculose.Seus pais eram de uma família judaica culta e com boas condições econômicas, o que lhe permitiu uma educação sólida desde criança.
Aos 18 anos, matriculou-se no curso de medicina em Moscou, mas acabou cursando a faculdade de direito. Formado, voltou a Gomel, na Bielo-Rússia,onde lecionou literatura, estética e história da arte e fundou um laboratório de psicologia, área em que rapidamente ganhou destaque, graças a sua cultura enciclopédica, seu pensamento inovador e sua intensa atividade, tendo produzido mais de 200 trabalhos científicos.
A parte mais conhecida da extensa obra produzida por Vygotsky em seu curto tempo de vida converge para o tema da criação da cultura. Vygotsky atribuía um papel importante às relações sociais nesse processo, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.
Principais teorias:
Conceito de zona de desenvolvimento proximal
Vygotsky propões que existiam dois níveis de desenvolvimento mental na criança. O primeiro era chamado de Real, e engloba as funções mentais que as crianças já possui, os conhecimento e habilidades já adquiridos pela criança, atividades que elas já realizam sozinhas, e dessa distancia do que ela já sabe e do que pode aprender acompanhado de uma assistência que se desenvolve o segundo nível de desenvolvimento proposto por Vygotsky batizado por ele de zona Proximal, ele acreditava que aquilo que nesse momento uma criança só consegue fazer com a ajuda de alguém, um pouco mais adiante ela certamente conseguirá fazer sozinha.
[pic]
Aprendizagem mediada
Com o conceito de aprendizagem mediana Vygotsky estudou as relações entre organismo e o meio.
Para ele o ambiente é um das maneiras mais poderosas da criança adquirir conhecimento, entretanto,