zaha hadid
FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITO-SANTENSES
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
ARYANE PEREIRA
JHONATAS GADIOLI
NICOLAS ARMANI
NATHALIA PESSOTI
THIAGO FERREIRA
INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E URBANISMO
VITÓRIA
2013
ARYANE PEREIRA
JHONATAS GADIOLI
NICOLAS ARMANI
NATHALIA PESSOTI
THIAGO FERREIRA
ZAHA HADID
Trabalho de pesquisa entregue às Faculdades Integradas Espírito-santenses, como requisito parcial para avaliação da disciplina Introdução à Arquitetura e Urbanismo, sob a orientação da professora Érica C. Pagel.
VITÓRIA
2013
INTRODUÇÃO Zaha Hadid (ver figura de numero 01) nasceu em Bagdá em 1950. Estudou em Londres na Architectural Associaton School of Architecture (AA) onde teve aula com Leon Krier e Rem Koolhaas, e obteve o diploma em 1977. Lecionou em varias instituições prestigiada em todo o mundo. Ocupou a presidência da Kenzo Tange na Escola de Graduação de Design da Universidade de Harvard, tornou-se sócia do Office for Metropolitan Architecture (OMA). Deu aulas com o seu antigo professor e fundador do OMA, Rem Koolhaas, na AA, e orientou num estúdio próprio até 1987. Atualmente Zaha é professora na Universidade de Artes Aplicadas de Viena na Áustria.
Figura 1- Zaha Hadid
Ela ficou conhecida internacionalmente por seus projetos ousados. Grande parte deles conceituais e identificados com a corrente desconstrutivista. Uma tendência da arquitetura moderna, caracterizando pela fragmentação, pelo processo de desenho não linear. Apesar de a palavra desconstrução implicar um ato de destruição para muitas pessoas, os arquitetos descontrutivistas colocam as formas puras da tradição arquitetônica no sofá e analisa os sintomas de uma impureza reprimida. A desconstrução no sentido do pensamento e o construtivismo, no movimento Russo (Vlademir Krinskii, depois da