Zaha Hadid
Zaha Mohammad Hadid é uma arquiteta iraquiana, nascida em Bagdad no dia 31 de Outubro de 1950.
Formou-se em Matemática na Universidade Americana de Beirute. Após se formar, passou a estudar na Architectural Association, de Londres. Depois de se graduar em arquitetura, tornou-se membro do Office for Metropolitan Architecture (OMA), trabalhando com seu antigo professor, o arquiteto Rem Koolhaas. Em 1979 passou a estabelecer prática profissional própria em Londres. Na década de 80, também lecionou na Architectural Association.
O Office for Metropolitan Architecture (OMA), no qual Zaha trabalhou, é um escritório de arquitetura com sede em Roterdã, fundado em 1975 pelos arquitetos Rem Koolhaas, Elia Zenghelis, Madelon Vriesendorp e Zoe Zenghelis.
Em 2004, Hadid se tornou a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker de Arquitetura, pelo conjunto de sua obra.
O Prêmio Pritzker é um prêmio internacional de arquitetura. Foi criado em 1979 pela Fundação Hyatt, gerida pela família Pritzker, sendo muitas vezes chamado de o "Nobel da arquitetura". É atribuído anualmente ao arquiteto, ainda em vida, que melhor cumpra os princípios enunciados por Vitrúvio: solidez, beleza e funcionalidade.
Anteriormente ela também fora premiada pela Ordem do Império Britânico pelos serviços realizados à arquitetura.
Influências
Zaha é sempre relacionada à corrente desconstrutivista da arquitetura.
A arquitetura desconstrutivista, também chamada de movimento desconstrutivista ou simplesmente desconstrutivismo ou desconstrução, é uma linha de produção arquitetônica pós-moderna que começou no fim dos anos 80. Ela é caracterizada pela fragmentação, pelo processo de desenho não linear, por um interesse pela manipulação das idéias da superfície das estruturas ou da aparência, pelas formas não-retilíneas que servem para distorcer e deslocar alguns dos princípios elementares da arquitetura, como a estrutura e o envoltório (paredes, piso, cobertura e aberturas) do