Primeiro ano revisão
a) Prata
b) Mercúrio
c) Chumbo
a) O elemento químico prata, muito conhecido por ser utilizado em confecções de joias e utensílios sofisticados, é um metal de transição externa de alto potencial redutivo, ou seja, é muito difícil de oxidar (por isso a sua grande utilização em procedimentos que não podem sofrer com a “ferrugem”). É sólido, apresenta coloração esbranquiçada e brilhante nas condições ambiente, e pela denominação latina de Argentum possui símbolo químico Ag.
É altamente dúctil (facilmente toma a forma de tubos) e maleável (pode ser disposto em finíssimas folhas metálicas). Sua massa atômica ponderada vale aproximadamente 107,87 u, com número atômico igual a 47 (elétrons e prótons).
Os estados de oxidação mais comuns são o Ag+ e Ag2+, e suas características elétricas o classificam como um bom condutor de eletricidade (na verdade, a prata é o melhor condutor de eletricidade dentre os metais) e de calor, entretanto o cobre é mais utilizado em fiações e resistências termoelétricas por ser mais barato.
A prata pura é tóxica, porém, em forma de sais, não apresenta grandes problemas à saúde.
As maiores aplicações da prata no cotidiano estão ligadas a fotossensibilidade, uma vez que compostos de prata, ao serem expostos à radiação solar, sofrem dissociação liberando os íons Ag (1+ ou 2+). Exemplos muito comuns são as lentes dos óculos monocromáticos que escurecem na presença da luz do sol, ou os papéis fotográficos (sob forma de Brometo de Prata). Além disso, há o emprego da prata em adornos (joias: anéis, gargantilhas, pulseiras), talheres, ferramentas cirúrgicas (como alguns bisturis) e dobrões (ou moedas).
b) Mercúrio é um metal líquido prateado que na temperatura normal é metal e inodoro. Não é um bom condutor de calor comparado com outros metais, entretanto é um bom condutor de eletricidade. Estabelece liga metálica facilmente com muitos outros metais como o ouro ou a prata produzindo amálgamas. É insolúvel em água e