Revisão Primeiro Ano
1) (UFOP MG) Quando observamos uma colher dentro de um corpo de vidro transparente, cheio com água, temos que as partes imersa e emersa da colher não se alinham. I.
a)
b)
c)
d)
e)
Esse fato pode ser explicado pela: reflexão da luz; refração da luz; dispersão da luz; difração da luz; polarização da luz.
II. Na figura representamos um recipiente com água e um objeto puntiforme O, colocado no fundo. Desenhe dois raios luminosos para encontrar a imagem do objeto. O índice de refração da água em relação ao ar é 1,33.
2) (UNICEMP PR) Conforme a ilustração, um raio luminoso incide no dioptro plano que separa o ar da água. Pode-se dizer que ocorre:
Raio incidente
Linha normal
i
.
a)
b)
c)
d)
e)
Ar
Água
refração, com redução da velocidade de propagação; reflexão total da luz; afastamento da normal, para o raio que penetra na água; absorção total da luz, gerando 100% de energia térmica; polarização da luz, por tratar-se de onda longitudinal.
3) (UNIMAR SP) Um observador deseja saber qual a profundidade em que se encontra um peixe flutuando na água de um tanque. Sabe-se que este observador está olhando exatamente na posição vertical, que o índice de refração da água é 1,33, e que a distância aparente é de 3 metros.
a)
b)
c)
d)
e)
a distância a distância a distância a distância
n.d.a.
real real real real é é é é menor que a distância aparente e vale 2,25 metros; maior que a distância aparente e vale 4,0 metros; menor que a distância aparente e vale 2,5 metros; maior que a distância aparente e vale 3,25metros;
1
4) (UFRJ) Um raio luminoso que se propaga no ar (nar = 1) incide obliquamente sobre um meio transparente de índice de refração n, fazendo um ângulo de 60º com a normal. Nessa situação, verifica-se que o raio refletido é perpendicular ao raio refratado, como ilustra a figura.
Calcule o índice de refração n do meio.