historia do mercado central
A concepção de Belo Horizonte, enquanto cidade planejada para ser a capital do Estado de Minas Gerais, abrangia também a Criação de um Mercado Municipal. Inaugurado em 7 de setembro de 1929, o Mercado foi uma das instituições que mais rotineiramente acompanharam o desenvolvimento dessa cidade. Viu desenvolver e desenvolveu-se. Tal como ela, não parou. Manteve a marcha e se diversificou, ampliou suas funções, seus valores e práticas cotidianas socialmente construídas (CERTEAU, 2004).
Ao longo de sua história, o Mercado passou por grandes mudanças. Inicialmente foi instituído pela Prefeitura em 1929 como um centro de abastecimento. Porém, com o passar dos anos, a emergência de problemas não solucionados, bem como a ocorrência de práticas Esse primeiro período abrange o processo de institucionalização. Antes, contudo, o desvirtuamento de suas funções normativamente instituídas, já havia iniciado um processo de desinstitucionalização, que vai de 1960 à 1971, ano em que o Mercado perde sua função primordial, de centro de abastecimento para o CEASA.
O Mercado, então denominado Mercado Municipal, com sua atividade intensa e movimento alegre, funcionou até 1964, quando o então prefeito Jorge Carone resolveu vender o terreno, alegando impossibilidade de administrar a feira.
Ao ser vendido pela prefeitura, passar ao domínio dos comerciantes, seus