Exemplo de uma entrevista- Entrevista a dra Samaria do INDE Falta de qualidade de ensino leva a uma revis o pontual do curr cul1
2560 palavras
11 páginas
Falta de qualidade de ensino leva a uma revisão pontual do currículo"Queremos que as crianças terminem o primeiro ciclo sabendo ler e escrever"
Numa altura em que a melhoria da qualidade de ensino é a tónica dominante em vários debates sobre o sector de educação que se desdobra na busca de soluções para os problemas que enfermam o sector, o Magazine Independente ouviu a Directora do Instituto Nacional de Desenvolvimento de Educação, Samaria Tovela, que falou-nos da revisão pontual do currículo que está em curso. Entre outras questões entrou no debate sobre o velho problema das passagens automáticas e do descontentamento da classe dos professores devido a sua condição salarial. Acompanhe a entrevista que se segue.
Reginaldo Tchambule
Neste momento estão em curso várias acções com vista a melhorar a qualidade de ensino. O que está exactamente a acontecer?
Neste momento estamos a fazer uma revisão pontual por forma a dar mais tempo a aprendizagem da Língua Portuguesa e Matemática porque temos como prioridade a aprendizagem da oralidade e da escrita no primeiro ciclo, ou seja na primeira e segunda classe. Esse objectivo fez com que de certa forma nós mexêssemos o plano de estudos isso porque nós vimos que no currículo vigente havia muitas disciplinas e pouco tempo para serem apreendidas. No primeiro ciclo por exemplo temos seis disciplinas e gradualmente vai aumentando a medida que os alunos vão passando de classe e com isso as crianças não assimilam a questão da leitura e escrita logo nas primeiras classes.
Com esta revisão curricular, pensamos que as crianças vão terminar o primeiro ciclo sabendo ler, escrever e contar. Diminuímos de seis disciplinas para três, portanto se antes tínhamos Português, Matemática, Educação Musical, educação física, Educação Visual e Ofícios, agora as crianças do primeiro ciclo passam a ter somente Português, Matemática e Educação física porque queremos que a criança tenha mais tempo na aprendizagem da língua por forma a desenvolver a