SANEAMENTO Basico
Saneamento básico
PROF. LUCIVAL CARDOSO
Saneamento Básico, o que é?
Saneamento básico é a atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando a saúde das comunidades. Trata-se de uma especialidade estudada nos cursos superiores de Engenharia Sanitária, de Engenharia Ambiental, de Saúde Coletiva, de Saúde Ambiental de Tecnólogo em saneamento ambiental, de Ciências Biológicas e de Tecnólogo em gestão ambiental e Ciências Ambientais e Técnicos de Segurança do Trabalho.
Saneamento Ambiental, o que é?
Saneamento ambiental é o nome que se dá ao conjunto de práticas que visam promover a qualidade e a melhoria do meio ambiente, contribuir para a saúde pública e o bem estar da população. Como uma rede de esgoto adequada, que visa melhoras para uma comunidade. Essa área muito se assemelha ao Saneamento básico, porém, tem o foco voltado para as questões ambientais, buscando desenvolver o trabalho de modo altamente sustentável. Desenvolver, por exemplo, sistemas de armazenamento de lixo que conciliem modernidade e preservação, poluindo menos.
Conceitos Básicos Aplicados ao Meio Ambiente
MEIO AMBIENTE É o contexto físico, biológico e socio-econômico no qual a empresa se instala e opera, incluindo o ar, as águas, o solo, os recursos naturais, fauna e flora, a sociedade e suas interações
ECOLOGIA Derivação do grego “oikos” que significa lugar onde se vive e “logos” que significa estudo, então, se define como a ciência que estuda os seres vivos e suas interações .
ECOSSISTEMAS Determinado local e todas as suas relações entre os organismos moradores destes, ou de outra forma, são as relações entre fatores bióticos e abióticos em certo local. Fatores Bióticos – Elementos causados pelos organismos em um ecossistema; Fatores Abióticos – As influencias que os seres