Saneamento Básico
Resumo
No grupo foi feito estudos, com finalidade de desenvolver uma pesquisa na qual, procuramos saber a opinião dos moradores do bairro, com objetivo de saber a situação do saneamento básico no bairro, e também: - Diagnosticar as causas e consequências das possíveis deficiências da rede de esgoto da comunidade do Bairro Noêmia onde os moradores residem; - Identificar a percepção social mais comumente difundida em relação às deficiências no saneamento básico da localidade; - Inventariar e analisar os hábitos de higiene da população e as ações da comunidade em prol da higiene pública.
Introdução A falta de saneamento básico é o início da cadeia que faz com que a população desenvolva doenças. As crianças são as mais afetadas com diarréias, vômitos, mas não podemos deixar de relacionar os adultos que da mesma forma desenvolvem doenças devido o saneamento básico precário. Como o próprio nome diz, saneamento básico é o mínimo que uma população deve ter para poder viver tranquilamente sem doenças e com saúde. Entender que nós podemos contrair doenças por causa de esgoto, lixo não é uma tarefa difícil, mas fazer com que os governantes invistam nisso, essa sim é uma tarefa muito complicada.
Saneamento básico e doenças são questões que sempre estarão juntas, portanto cabe a nós como população, eleitores, exigir providências dos nossos representantes. E como alunos da escola devemos orientar a população quanto às regras básicas para prevenção das doenças causadas por falta de saneamento básico. Saneamento básico é um conjunto de procedimentos adotados numa determinada região que visa proporcionar uma situação higiênica saudável para os habitantes.
Entre os procedimentos do saneamento básico, podemos citar: tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários