Prevenção e controle de perdas em segurança do trabalho
Inúmeras vezes as pessoas são criticadas por não terem respeitado, introduzido ou alertado sobre normas básicas de segurança, principalmente após a ocorrência de um acidente. Será, no entanto, que essas normas de segurança foram suficiente e claramente analisadas, explicadas e implantadas? Segurança não é assunto exclusivo de especialistas, muito pelo contrário deve ser preocupação de todos na empresa. No entanto é necessário que as pessoas sejam informadas regularmente sobre os riscos que envolvem à empresa, as medidas de controle de risco e os métodos e técnicas de segurança, prevenção e proteção. Para tanto é necessário que a direção bem como todos os funcionários assumam uma filosofia preventiva.
OBJETIVO
Programa de Controle de Riscos e Perdas tem por objetivo minimizar as perdas, diminuir ou eliminar os riscos, através da implantação de procedimentos que permitam a identificação, avaliação, classificação e tratativa dos riscos que a empresa está exposta. Vale salientar que os riscos são extremamente dinâmicos e necessitam de acompanhamento, enquanto as rotinas que são estáticas devem sofrer adaptações constantes.
IMPLANTAÇÃO
Para que o Programa de Controle de Riscos e Perdas seja implantado, é necessário que:
-a direção e os funcionários da empresa tenham real interesse em estabelecer uma política de controle de riscos e perdas (filosofia preventiva);
-todos os itens do Programa de Controle de Riscos e Perdas sejam implantados e constantemente discutidos (fatores humanos);
-as construções/ instalações e os sistemas de proteção sejam adequados à atividade da empresa (fatores físicos).
EFICIÊNCIA
Para sua eficiência, devem existir poucos procedimentos, porém estes precisam ser reconhecidos e aceitos por todos; a saber:
a) Plano de Emergência
Como não se pode eliminar a possibilidade de ocorrência de um sinistro de grandes proporções, as empresas devem