Miopia em marketing
1º PERÍODO DE GESTÃO COMERCIAL
Samuel Candido de Oliveira
ATIVIDADE DISCIPLINA:
MARKETING EMPRESARIAL
Texto: “Miopia em Marketing”
De: Theodore Levit
1. Qual foi o erro das empresas ferroviárias?
Em atentar apenas para o produto e não valorizar o cliente, seus interesses e necessidades. As empresas ferroviárias, cegas por não conseguirem vislumbrar os promissores horizontes, fecharam-se em seus lucros momentâneos. Preferiram ser empresas ferroviárias do que companhias de transporte. Não foram criativas o bastante para explorar o mercado, que fazia parte da sua filosofia: transportar passageios e cargas, assistiram seus fins como meros espectadores.
2. Segundo Levitt, quais as quatro condições que levam ao “ciclo auto-ilusório”?
Levitt afirmava “as industrias que acreditam estar subindo pela escada rolante automática expansão invariavelmente descem para a estagnação”. Nesta perspectiva os negócios revelam um “ciclo auto-ilusório” provocados pela:
1. Crença de que o desenvolvimento é assegurado por uma população em crescimento e mais opulenta
(rica).
2. Crença de que não há substituto que possa concorrer com o principal produto da indústria.
3. Fé exagerada na produção em massa e nas vantagens na queda rápida dos custos unitários, à medida que aumenta a produção.
4. A preocupação com um produto que se presta à experimentação científica cuidadosamente controlada, ao aperfeiçoamento e à redução dos custos de fabricação.
3. Como Levitt diferencia marketing e vendas?
A grande pessão para que o produto seja colocado no mercado para a venda é consequência da sua produção em massa. Com os esforços envidados na produção o marketing é colocado de lado. Segundo
Levit a venda se focaliza as necessidades do vendedor, enquanto o marketing prioriza as necessidades e anseios do comprador.
4. Qual foi o acerto e qual foi o erro de Ford?
Ford acertou quando engendrou um sistema de produção com a aplicação voltada para atender as