Miopia em marketing
GESTÃO DA SAÚDE E ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR
Trabalho Final da Disciplina
Diretrizes e Estratégias Mercadológicas em Saúde
Resende
2013
Pedro Rafael Alves
Percepções a cerca da Miopia em Marketing:
Relacionadas ao setor de Pronto Atendimento
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Diretrizes Estratégicas Mercadológicas para obtenção de avaliação.
Orientador: José Manuel Bernar Borges Lourenço
Resende
20 de Janeiro de 2013
“Temos que aprender experimentar a sensação profunda da grandeza empresarial.” (Theodore Levitt)
SUMÁRIO
1. O que é Miopia em Marketing?
2. Como evitar a Miopia?
3. Análise do Pronto Atendimento do Hospital SAMER com base no pensamento do Prof. Levitt.
INTRODUÇÃO
O primeiro passo para se evitar a Miopia em Marketing é buscar entender as necessidades do consumidor e de seus produtos, preocupando-se primeiramente com a entrega de satisfações, e não somente de objetos.
No marketing, sabe-se o quanto é importante o entendimento das necessidades e desejos dos consumidores, bem como a criação de valor para eles. A indústria não é um mero processo de fabricação de produtos, mas sim de satisfação de consumidores. Infelizmente, porém, grande parte das empresas define seus negócios incorretamente, focando no produto, quando o correto seria dar atenção às necessidades básicas e preferências de seus clientes.
No contexto hospitalar não é diferente, sempre temos consumidores ainda mais exigentes e que nem sempre terão suas necessidades atendidas no tempo e da maneira pretendida.
1. O que é miopia em Marketing?
O conceito clássico de miopia em marketing foi proposto por Levitt (1975), que a definiu como a limitação ou visão restrita da empresa sobre qual é o seu negócio. Em outras palavras, a miopia em marketing ocorre quando a empresa define seu negócio de maneira incorreta, focando exclusivamente no produto. Por exemplo: uma empresa míope define o seu negócio como “carros”,