Pratica Lendo e Relendo Histórias
PROJETO: LENDO E RELENDO HISTÓRIAS
Centro Universitário Claretiano
Licenciatura em Pedagogia
Metodologia da Pesquisa Científica
Profª. Célia Gaia
Araçatuba-SP
2013
1ª Etapa: As fontes tradicionais da fábula (Calila e Dimna, La Fontaine, Monteiro Lobato).
Diferenças:
A primeira história é uma das coletâneas mais antiga das narrativas que estão nas origens da Literatura Popular europeia; deve ter surgido na Índia, por volta do século V antes de Cristo. Estes contos eram utilizados pelos primeiros pregadores budistas, para disseminar a doutrina de Buda. Teriam a mesma função, comparativamente, às parábolas de Cristo: ensinar através de histórias, os caminhos corretos a serem trilhados pelos discípulos. Por isso possui uma linguagem e elementos mais antigos sua narrativa é sinuosa, pois é uma história que sai de dentro de outra sendo assim mais complexa e dirigida a adultos intelectuais. Os protagonistas são um homem e uma mulher ambos adultos, o contexto se passa em uma época remota, onde era permitida a violência seu final tem uma moral filosófica que não permite contestações.
O segundo texto vemos uma narrativa medieval, pois possui uma linguagem mais poética que apesar de mais simples continua sendo escrita para adultos, vemos a transformação do personagem masculino para feminino, e de um adulto para uma moça. A narrativa continua sendo monológica, pois a história é contada pela voz adulta, sendo essa voz de fora da história a narrar os fatos. Depois da história narrada, a lição de moral é dada em forma de poema admitindo a possibilidade do sonho.
No terceiro texto o notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado, pois na sua história notamos que sua narrativa possui uma linguagem moderna, descritiva e explicativa o autor usa onomatopeias e palavras no diminutivo atraindo