Fundamento da Administração
ADIEL MOURA
DAYVID AMORIM
ARIANA BEM
LEVI DARCON
Mª BETANIA ALENCAR
RAFAEL MORAIS
SARA ANJOS
SOCORRO FERREIA
THAYSA MORAIS
ADMINISTRAÇÃO NA HISTÓRIA
Maceió, 01 de abril de 2014.
Raízes da administração contemporânea
Segundo estudo realizado podemos concluir que desde que o mundo é mundo, existe a administração, mesmo que, distribuída nas mãos de poucos, errados ou corretos. Afinal povoados, cidades, enfim todo lugar onde existem pessoas, há a necessidade se ter alguém que administre e que imponha regras, e no começo do dos não era muito diferente de hoje. A administração surgiu há mais ou menos 6.000 anos, na região onde fica o Oriente Médio, durante o período chamado de Revolução Urbana. Nessa época surgiram as cidades que precisam da administradores e obras publicas.
No século XVIII de nossa era, chegamos a revolução Industrial, época em que surgiram as fábricas e as cidades da Europa. Desde a Revolução Urbana até a Revolução Industrial há seis grandes eventos na história que oferecem as principais contribuições, ao estudo e a prática da administração: revolução urbana, exércitos, Grécia, Roma, renascimento, revolução industrial.
Os primeiros administradores
Por volta de 4.000 antes de Cristo, surge as primeiras necessidades de se administrar. A abundancia da água levou os primeiros colonizadores da região chamada Mesopotâmia, a colaboração para formar a sociedade de irrigação, ou seja, a responsabilidade de coordenar tais atividades ficou sobre aqueles que tinham o maior poder aquisitivo, e o de menor poder aquisitivo eram coordenados pelos de maior. Eram trazidos de longe para movimentar o comercio os produtos escassos como metal e madeira. Junto com a aritmética e a escrita, os sumérios criaram a administração pública, com seus funcionários e procedimentos burocráticos.
Egito
Os egípcios, são exemplos de uma boa administração. Eles criaram o calendário