Leitura com arte
Apresentação
No dicionário Aurélio, a palavra “leitura” (do latim medieval – lectura), significa o ato ou efeito de ler, mas também a arte de decifrar um texto segundo o autor. Ensinar leitura e escrita é desenvolver habilidades de ler, compreender, interpretar diferentes tipos e gêneros de textos. A leitura faz parte do cotidiano. Lê-se para ampliar os limites do próprio conhecimento, para obter informações simples e complexas, para buscar diversão e descontração, que começa no lar e continua na escola. É necessário ler. Ler é transformar a escrita em fala. Ler é decodificar mensagens. Ler é dar respostas a sinais gráficos. Ler é extrair novas idéias. Ler é interagir. Ler é produzir sentido. Ler é compreender e interpretar. Se escasseiam as idéias, se as imagens não ocorrem, se permanece frio o sentimento, o ato da leitura permitirá o despertar da inteligência e o livre vôo da imaginação. Ler, sobretudo, para aprender a arte de escrever. Atualmente, com a explosão das informações e da mídia, a leitura da linguagem verbal é uma competência de fundamental importância para a sobrevivência do cidadão.
E a escola é o principal reduto onde as pessoas podem conseguir o devido preparo para a compreensão da organização textual que compõem o mundo da escrita. Saber ler e gostar de ler são atitudes ou práticas salutares e prazerosas desencadeadas por professores e responsáveis pelos alunos, na escola e fora dela. Estudar não dispensa o ato de ler.
Cabe aos educadores e aos pais encontrar o caminho para transformar o ato de ler e de ouvir uma leitura numa atividade que enriqueça as crianças, adolescentes e jovens, gerando descobertas e questionamentos, oportunizando maior apropriação do conhecimento.
O prazer e a importância da leitura devem ser despertados a partir da infância.
Se a criança ou