Relatorios
Curso: Licenciatura de Pedagogia
Profª Nanci
Aluno: Rebeca Sanguin de Oliveira RA:1045637
Projeto
Horta – Uma fonte de alimentação saudável na escola
Justificativa
Observei que na escola onde trabalho as crianças ao realizar suas refeições, os alunos recusavam-se a comer hortaliças em geral.
E partindo desta situação decidi elaborar um espaço contendo uma horta, onde os alunos participarariam do processo de plantio, cultivo e colheita.
Por meio dos projetos as crianças aprendem de maneira prática e atrativa. Por isso, a proposta da horta como uma fonte de alimentação saudável, contribuindo assim para o enriquecimento do cardápio desta unidade escolar. Alias a única forma para que as nossas crianças entendam a importância de uma alimentação saudável, e não ao desperdício.
Com o trabalho diário as crianças irão aprender de maneira divertida, ampliando assim seu campo de interesse pela alimentação saudável, pelo comer bem, a se alimentar direito, pois a prática estimula a participação contribuindo para este processo de aprendizagem.
Segundo Hernandez a função dos projetos é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação ao tratamento da informação, e a relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos, a transformação da informação procedente dos saberes disciplinares em conhecimento próprio. (Hernandez, 1998)
O ato de alimentar tem como objetivo, além de fornecer nutrientes para manutenção da vida e da saúde, proporcionar conforto ao saciar a fome, prazer ao estimular o paladar e contribui para a socialização ao revesti-lo de rituais. Além disso, é fonte de inúmeras oportunidades de aprendizagem. O planejamento, junto com as crianças, de cardápios de balanceados, de cuidados com o preparo e oferta de lanches ou outras refeições, de projetos pedagógicos que envolvam o conhecimento