Leitura de Artes
Abrange os elementos simbólicos e culturais implícitos no objeto artístico. Ponto de vista técnico
É fruto da combinação de elementos materiais e imateriais utilizados pelo artista para a realização da obra.
Compreende desde os materiais adotados para a materialização da obra até a competência do artista em utilizá-los.
Ponto de vista expressional Parte constituinte da obra de arte que mexe com o sentimento do observador. O artista consegue induzir no expectador o sentimento escolhido e desencadeado. Ponto de vista estilístico
A obra de arte está inserida num tempo e lugar definidos historicamente, da mesma forma, é integrante da cultura de um povo. O ponto de vista estilístico supõe uma ligação entre esses aspectos, é o conteúdo coletivo, estilo do momento cultural que influencia a criação de resoluções plásticas diversas.
A pluralidade de culturas justifica a pluralidade de estilos artísticos.
Outra noção de estilo é resultante do conteúdo individual do artista criador, forjado pelas influências de seu mundo cultural, armazenado em sua mente e transmitido à obra de arte.
O ponto de vista atualizado
A obra de arte não se limita apenas àquilo que ela mostra ou simboliza, tampouco ao seu enquadramento estilístico. Muitas vezes, a obra se
“completa” com aquilo que nela vemos.
A fruição artística pressupõe além da obra, a existência de um observador e o aparato mental desse observador deve ser levado em conta.
Deslocada no tempo e no espaço a obra de arte pode acabar sendo vista de uma maneira diversa daquela originalmente pensada no contexto no qual surgiu. Passado o tempo ou mudado o lugar, um novo expectador, pertencente a outro universo cultural, pode fazer ajuizamento diferente da obra e até tirar dela um desfrute insuspeitado.
O ponto de vista institucional
“Há pessoas que entram em um museu com o
mesmo